Postado em 24 de Junho às 09h40

Curso de Direito realiza a XX edição do Concurso de Oratória

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina O Concurso de Oratória é realizado desde 2006 no curso de Direito da Unoesc Xanxerê, na disciplina de Atividades Curriculares Complementares I, ministrada...

O Concurso de Oratória é realizado desde 2006 no curso de Direito da Unoesc Xanxerê, na disciplina de Atividades Curriculares Complementares I, ministrada pela professora Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset. A vigésima edição do concurso realizou-se na noite de 17 de junho e teve a participação de acadêmicos da 1ª fase do curso, dos turnos matutino e noturno.

No discurso de abertura, o Vice-Reitor de campus, professor Genesio Téo, dirigiu-se especialmente aos estudantes-oradores e enfatizou a importância do exercício das técnicas de expressão oral e ressaltou a relevância da produção de bons textos, articulando o sentido da mensagem que se deseja transmitir com o emprego adequado das normas da língua. Linguagem corporal, tom de voz e palavras estão interligados para bem falar em público, considerou o Professor.

A plateia, formada por acadêmicos egressos vencedores de concursos anteriores, familiares e amigos dos oradores, além de acadêmicos de Direito, acompanhou atentamente os discursos que abordaram temas com ênfase na área jurídica e suscitaram significativas reflexões nos presentes.

Após etapa preliminar, realizada em sala de aula com cada uma das turmas, doze finalistas apresentaram seus discursos: Amanda Sbardelotto, Ana Claudia Liria dos Santos, Barbara Gaio Nunes, Calindi Gabriela Camargo, Elton Narciso Bampi Júnior, Emanuelli Gubert Azambuja, Gustavo Eduardo Moretto, Kauany Mitkus, Macálister Goncalves de Menezes Funini, Pedro Henrique Fiorentin Colatto, Raquel Siqueira Munero e Stéfani Mara Enderle Flores.

Os vencedores desta edição foram: 1º lugar - Barbara Gaio Nunes, em 2º lugar - Amanda Sbardelotto e em 3º lugar - Elton Narcizo Bampi Junior.

A banca avaliadora foi composta pela professora Fernanda Oliveira, pelo comunicador Jorge Luiz Barfknecht, pela representante do setor de Comunicação e Marketing da Unoesc Xanxerê, Eliza Marta Chiarello, e pelos professores do curso de Direito Fernanda Oliveira, Roland Hamilton Marquardt Neto e Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset. O protocolo foi realizado pela acadêmica Iára Helena Callfass, vencedora do Concurso anterior.

A coordenadora do curso, professora Fernanda Oliveira, destaca que a oratória é fundamental na vida dos acadêmicos, mas principalmente na dos profissionais do Direito.


— Iniciar a vida acadêmica com a oportunidade de não só aprender técnicas de oratória, mas principalmente participar de um concurso visando premiar os que se saem melhor na utilização de tais técnicas, possui uma importância indescritível na vida dos participantes. Importância essa que talvez só será realmente percebida quando iniciarem suas carreiras profissionais, já todas as carreiras da área jurídica exigem um bom desempenho na oratória — destacou a professora Fernanda.

Nessa edição ainda teve um resgate histórico dos outros concursos, inclusive com a participação dos vencedores nas edições antigas.

A professora Rossaly destaca que a atividade atende ao proposto no Projeto Político Pedagógico do curso, pois auxilia a desenvolver competências e habilidades, dentre elas, a fluência verbal e a comunicação assertiva e persuasiva.

— As 20 edições desse Concurso só foram possíveis porque, conforme o poeta português Fernando Pessoa: “Somos todos anjos de uma asa só: somente poderemos voar se nos abraçarmos uns aos outros.” Assim, agradeço, de coração, a todos que contribuíram com as sucessivas edições do evento e aos entusiasmados acadêmicos e seus familiares. Superar o medo de falar, e de falhar, em público é considerável desafio! Parabéns aos oradores de todas as edições! O Concurso se traduz em aprendizado, cultural e científico — finalizou a professora Rossaly.

Veja também

Voltar para Cidades