Postado em 01 de Abril às 14h18

Campanha nacional de vacinação contra gripe começará em 10 de abril

Imunização segue até dia 31 de maio e atende grupo prioritário, como idosos, gestantes e crianças. Dia D de mobilização nacional acontecerá no dia 4 de maio.

Brasília - Neste ano, a campanha de vacinação contra gripe está prevista para acontecer entre os dias 10 de abril a 31 de maio. A mobilização geral, conhecida como Dia D, está marcada para o dia 4 de maio.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o início da campanha deste ano terá antecipação de 15 dias em relação aos anos anteriores. Nesta primeira etapa nacional, que começa no dia 10 de abril, serão priorizadas as crianças de um a seis anos de idade, gestantes e puérperas em decorrência da vulnerabilidade desse público. A partir do dia 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá se vacinar.

Em todo ano de 2018 foram registrados 17 casos e 3 óbitos por influenza no Amazonas, sendo 1 caso e 1 óbito por influenza A (H1N1). Em 2019, até o momento, já foram notificados 666 casos suspeitos, sendo confirmados 107 para H1N1. Destes, 28 mortes foram confirmadas pela doença.

"É importante também lembrar que a vacina não visa evitar a propagação do vírus, mas sim casos e óbitos nos grupos prioritários. Por isso, a população deve ficar atenta aos outros métodos de prevenção, como lavar as mãos com frequência e evitar sair de casa se estiver doente, principalmente para locais com aglomeração de pessoas", explicou o secretário do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber.

Quem são os grupos prioritários?
O público-alvo da campanha de vacinação são gestantes, puérperas, crianças de um a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Como prevenir a gripe?
Algumas formas de prevenir a gripe são:
• Evite manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada
• Lave sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca
• Leve sempre um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas
• Mantenha hábitos saudáveis. Alimente-se bem e coma bastante verduras e frutas. Beba bastante água
• Não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros
• Se achar necessário, utilize uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar
• Evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas
• Verifique com um médico se há necessidade de tomar a vacina que já está disponível contra a gripe.


(fonte: Minha Vida)

Veja também

Governo de Xaxim reúne pacientes operados no Mutirão de Cirurgias de Coluna e Próteses de Joelho14/06 Foi realizada na manhã desta sexta-feira (14), no Gabinete Municipal, uma coletiva de imprensa com a presença de pacientes operados no Mutirão de Cirurgias de Coluna e Próteses de Joelho que contemplou, até agora, 33 pacientes que foram operados no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, em abril e maio. Pagas com recursos próprios do Governo Municipal, as......
Feira do Bezerro movimenta mais de R$ 300 mil em Passos Maia07/05 Expositores e compradores de toda a região movimentaram mais de R$ 300 mil em negócios durante a VII Feira do Bezerro, que expôs centenas de animais durante o final de semana em Passos Maia. O evento na Associação Amigos do......

Voltar para Cidades