Postado em 25 de Janeiro às 17h10

Bombeiros de Xanxerê estão mobilizados para atuar na busca de vítimas em Brumadinho

Barragem acabou se rompendo e há possíveis vítimas, conforme a Defesa Civil de Belo Horizonte.

Por Joimara S.Camilotti


Xanxerê - Socorristas do 14º Batalhão de Bombeiros Militar, de Xanxerê, foram acionados para auxiliar na busca e resgate de vítimas do incidente na barragem de rejeitos da Vale, que se rompeu na tarde desta sexta-feira, na região de Mário Campos e Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


De acordo com a Defesa Civil, há possíveis vítimas, e os moradores que moram na parte mais baixa da cidade serão retirados das casas.


“Não ha sinalização ainda se iremos de fato deslocar até MG, mas uma Força Tarefa já esta mobilizada e aguarda em Porto União ordem para prosseguir, caso seja determinado e aceito a ajuda”, disse o tenente-coronel Walter Parizotto.


Nas redes sociais, a prefeitura da cidade publicou um alerta para que a população não fique perto do leito Rio Paraopeba. Moradores informam que acessos à cidade estão fechados.


O governo do Estado de Minas Gerais informou que enviou uma força-tarefa para acompanhar e tomar as primeiras medidas. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, determinou o envio de equipes de emergência do Ibama e grupos de coordenação de trabalho do ministério para Brumadinho. Salles informou ao GLOBO que o ministério do Meio Ambiente está coordenando os trabalhos junto com Agência Nacional de Mineração e Secretaria Estadual do Meio Ambiente.


Segundo informações preliminares, a barragem que se rompeu é usada para recirculação de água da planta e contenção de rejeitos em eventos de emergência. No site da Vale, consta que ela tem cerca de um milhão de metros cúbicos.
 

  • PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina -
  • PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina -

Veja também

Curso de Projetos Culturais reúne participantes de dez municípios da AMAI27/06 Realizado pela primeira vez na região AMAI, o curso de Elaboração de Projetos Culturais, ministrado pela especialista em ensino da arte, arte educadora, produtora cultural, consultora e assessora em projetos culturais, organização de sistemas de cultura e sistemas criativos, Roselaine Vinhas, reuniu 35 participantes de dez municípios da região. O curso serviu como......

Voltar para Cidades