Postado em 27 de Novembro de 2018 às 12h02

Boatos sobre fechamento da Aurora se espalham em Xaxim

População xaxinense especula sobre fechamento do Frigorífico da cidade

Xaxim – “O pessoal escuta uma coisa e sai falando outra” diz uma fonte, ligada a Aurora, e que pediu para permanecer anônimo ao conceder entrevista à nossa reportagem. Boatos sobre a não renovação do contrato entre a Cooperativa Central Aurora e a Massa falida da Chapecó Alimentos se espalharam pelo município de Xaxim no final de semana.

Os boatos ganharam força após a notícia da diminuição de um dos turnos da fábrica de ração da Aurora. “Neste caso a empresa que trabalhava em três turnos optou por trabalhar em apenas dois. Por isso ocorreram algumas demissões, mas isso é uma decisão da empresa”, informa a fonte.

O incubatório da empresa, localizado no Distrito de Vila Diadema, em Xaxim, também teve redução de pessoal, mas de acordo com a empresa, foram decisões de gestão. Cabe ressaltar que o setor agropecuário nacional se recupera de uma crise que ocorre há mais de ano. 

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Carne de Xaxim, Pedro Kalinoski, também afirma que as especulações são apenas boatos. “Sempre somos os primeiros a saber se houvesse algo com relação ao fechamento do frigorífico. Portanto, acredito que sejam apenas boatos”, disse o presidente por telefone. Sobre as demissões, Kalinoski destacou que apesar de a empresa ter demitido alguns de seus funcionários do incubatório e da fábrica de ração, houve propostas para que continuassem na empresa em outras áreas do frigorífico. “Para alguns foi dado outras alternativas, o que reafirma de que seriam apenas boatos”. 

Ledinho Curtarelli, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xaxim e Lajeado Grande, também disse que se assustou com os boatos, mas que não possui informação que o leve a crer que seja verdade. 

Não houve abate na segunda-feira
A Aurora não realizou abates nesta segunda-feira (26), o que involuntariamente gerou mais comentários em Xaxim. O motivo, de acordo com o sindicato, foi uma troca de folgas de um dia para o outro. 

Veja também

Processamento da carne de frango é tema de curso no interior de Passos Maia14/06/19 Um grupo de mulheres do interior de Passos Maia aprendeu nesta semana novas técnicas de processamento da carne de frango em um curso realizado ao longo de dois dias. As atividades aconteceram no Assentamento Zumbi dos Palmares, envolvendo também moradoras dos Assentamentos 20 de Novembro e 29 de Junho. Ministrado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), por meio de uma parceria......
Prefeitura de Xanxerê assina convênio para ampliação do Distrito Industrial30/07/19 A Caixa e a Prefeitura de Xanxerê firmaram, nesta terça-feira (30), um contrato de financiamento no valor de R$ 5 milhões cujos recursos serão aplicados em obras de infraestrutura no Distrito Industrial – Loteamento Pedro......
Movimentação no Aeroporto em Chapecó foi menor em abril13/05/19 A Administração Municipal por meio da Administração do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso informa que no mês de abril foram registrados 38.859 embarques e desembarques no aeródromo. A movimentação......

Voltar para Cidades