Postado em 14 de Maio às 10h37

Atualizada: cobra capturada na Vila Diadema se trata de uma Jararaca

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Na tarde de segunda-feira (13) o Corpo de Bombeiros de Xaxim realizou a captura de uma serpente na comunidade de Vila Diadema em Xaxim. A cobra estava perto de uma...

Na tarde de segunda-feira (13) o Corpo de Bombeiros de Xaxim realizou a captura de uma serpente na comunidade de Vila Diadema em Xaxim. A cobra estava perto de uma residência, ocasionando risco para as pessoas que la moram. Após ser capturada a mesma foi devolvida a região de mata, ou seja, no seu habitat natural.

Segundo informações da Policia Militar Ambiental de Chapecó a espécie em questão, inicialmente divulgada como Urutu, na verdade trata-se da Jararaca, uma serpente de até 1,6 m, encontrada no Brasil (da Bahia ao Rio Grande do Sul) e em regiões adjacentes no Paraguai e Argentina.

Também é conhecida por jararaca-do-campo, jararaca-do-cerrado, jararaca-dormideira, jararaca-preguiçosa e jararaca-verdadeira. Perigosa, prepara o bote ao ver se aproximar qualquer ser.

Vive em ambiente preferencialmente úmidos, como beira de rios e córregos, onde também se encontram rato e sapos, seus pratos mais caçados. Dorme durante o dia debaixo de folhagens secas e úmidas, e gosta de tomar sol pós chuva. Ela costuma ficar bem camuflada sobre as folhas secas, quando ameaçada achata-se e bate a cauda sobre as folhas. As jararaca desempenham um papel importante no controle da população de ratos, que transmitem doenças como a leptospirose, provocando muitas mortes.

Veja também

Voltar para Cidades