Postado em 14 de Maio de 2019 às 10h37

Atualizada: cobra capturada na Vila Diadema se trata de uma Jararaca

PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina Na tarde de segunda-feira (13) o Corpo de Bombeiros de Xaxim realizou a captura de uma serpente na comunidade de Vila Diadema em Xaxim. A cobra estava perto de uma...

Na tarde de segunda-feira (13) o Corpo de Bombeiros de Xaxim realizou a captura de uma serpente na comunidade de Vila Diadema em Xaxim. A cobra estava perto de uma residência, ocasionando risco para as pessoas que la moram. Após ser capturada a mesma foi devolvida a região de mata, ou seja, no seu habitat natural.

Segundo informações da Policia Militar Ambiental de Chapecó a espécie em questão, inicialmente divulgada como Urutu, na verdade trata-se da Jararaca, uma serpente de até 1,6 m, encontrada no Brasil (da Bahia ao Rio Grande do Sul) e em regiões adjacentes no Paraguai e Argentina.

Também é conhecida por jararaca-do-campo, jararaca-do-cerrado, jararaca-dormideira, jararaca-preguiçosa e jararaca-verdadeira. Perigosa, prepara o bote ao ver se aproximar qualquer ser.

Vive em ambiente preferencialmente úmidos, como beira de rios e córregos, onde também se encontram rato e sapos, seus pratos mais caçados. Dorme durante o dia debaixo de folhagens secas e úmidas, e gosta de tomar sol pós chuva. Ela costuma ficar bem camuflada sobre as folhas secas, quando ameaçada achata-se e bate a cauda sobre as folhas. As jararaca desempenham um papel importante no controle da população de ratos, que transmitem doenças como a leptospirose, provocando muitas mortes.

Veja também

Jovens xaxinenses participam de missões no Rio de janeiro16/07/19 Um grupo de jovens da Paróquia São Luiz Gonzaga partiu, no início da tarde de hoje (16), da Praça Matriz em Xaxim, para uma experiência de missão na cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte de um projeto......

Voltar para Cidades