Postado em 27 de Novembro de 2018 às 08h42

Após um ano e meio, médica cubana deixa o município de Xaxim

Saiba mais sobre processo de escolha do novo profissional do Programa Mais Médicos que atenderá em Xaxim

Por Raphael Spiller

Xaxim – O fim do convênio com o governo de Cuba fez com que os médicos cubanos do Programa Mais Médicos, do governo federal, deixassem o Brasil. 

A médica cubana Tatiana Matos Dominguez, trabalhou por um ano e meio no município de Xaxim. Atualmente ela trabalhava na Unidade de Saúde ESF Ari Lunardi, e com o fim do acordo do Ministério da Saúde, retornou à república socialista na semana passada. 

De acordo com o Secretário municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, a médica era frequentemente elogiada pela população xaxinense. “O trabalho dela era bem feito. Ela era muito prestativa e a população dizia que ela realizava bons atendimentos. O português dela era bom e claro, fácil de compreender, sendo que o idioma é um dos principais entraves para a adaptação dos médicos estrangeiros aqui no Brasil”, ressaltou o secretário. 

Agora, de acordo com o secretário, Xaxim deve receber uma nova médica do programa Mais Médicos. “No final de semana recebi do Governo do Estado o nome do primeiro profissional de medicina cadastrado para o município de Xaxim. É uma médica do estado do Mato Grosso do Sul. O município vai avaliar, e se por algum motivo não aceitar, a próxima pessoa da lista inscrita para trabalhar em Xaxim seria avaliada”, explica Davi, que destaca que em cerca de 20 a 30 dias um novo médico do programa Mais Médicos deve estar atuando no município.
 

Veja também

Prefeitura de Xaxim assina ordem de serviço para pavimentação da Rua Zeferino Dall’Igna, no Bairro Santa Terezinha14/05 No início da tarde desta terça-feira (14), o Prefeito de Xaxim Lírio Dagort, Vice-prefeito Adriano Bortolanza, os vereadores Antônio Jaime Fortunatto da Silva e José Mauro Assis, assim como a Engenheira Civil Mireli Rocha e representantes da empresa responsável, estiveram na Rua Zeferino Dall’Igna, no Bairro Santa Terezinha, onde, assim como em trecho da Rua Felisbino......

Voltar para Cidades