Postado em 08 de Fevereiro às 09h10

Amai comemora 40 anos com parceria, trabalho e associativismo entre os prefeitos

Cerimônia acontece nesta sexta-feira com homenagens e posse da nova diretoria


Por Joimara S.Camilotti

Xanxerê – Desde 1978 pessoas com visão perceberam a importância de unir as forças e buscar soluções conjuntas para problemas que assolavam os municípios. Foram pessoas que entenderam que o associativismo era o caminho e assim surgiu e permanece ativa, há 40 anos a Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai).

De lá para cá, prefeitos e gestores de diversas áreas, pertencentes a 14 municípios se reúnem para discutir os principais gargalos e como solucioná-los. Neste período o comando dos trabalhos passou pelas mãos de vários prefeitos e muitas conquistas que entraram para a história foram registradas, entre elas, a busca por infraestrutura urbana para os municípios, vinda de universidade, melhoria em hospitais, entre tantas outras.

Nesta sexta-feira, dia 08, a Associação realiza uma cerimônia que deve reunir mais de 300 convidados. O encontro será no Centro de Eventos de Faxinal dos Guedes, a partir das 19h30min. A escolha de Faxinal dos Guedes, ao invés do município sede – Xanxerê – para o cerimonial, segue um dos princípios da Associação, a economicidade. 

O evento contará com um histórico dos 40 anos da Amai, uma homenagem aos fundadores e ex-presidentes, além de um relato sobre os próximos passos da entidade, bem como a posse da nova diretoria.

Conforme o atual presidente da Amai, prefeito de Marema, Adilson Barella, o momento é de satisfação em poder comemorar estes 40 anos.

“É o momento de nós agradecermos as pessoas que tiveram a visão do trabalho associativo há 40 anos, julgo muito importante e justo estarmos fazendo uma homenagem e a comemoração, porque nós sabemos que ações importantes, decisões importantes para a nossa região foram tomadas a nível de associação”, disse Barella.

Primeira mulher à frente da Amai

Os trabalhos da Associação passam a ser coordenados neste ano por uma mulher. Eliéze Comachio, prefeita de São Domingos vai estrear o trabalho feminino na entidade. Ela representa a força da mulher na região, que conta com exemplos do trabalho feminino frente a política na Amai. 

“Ser a primeira presidente é um desafio ainda maior é a possibilidade de assim como em meu município, fazer história aqui na Associação, com trabalho digno de nós mulheres, forte e que nos dê ainda mais reconhecimento levando as demandas dos 14 municípios para serem discutidas em outras estâncias de governanças”.

Confira a mensagem dos prefeitos aos 40 anos da Amai

"Representa a luta de vários prefeitos, desde a implantação até os dias de hoje, para conquistar aos municípios pertencentes a Amai objetivos conjuntos através do associativismo, desenvolvendo e fortalecendo a região como um todo".
Volmir Felipe - Prefeito de Vargeão

“A Amai, nesses 40 anos, foi uma das grandes propulsoras do desenvolvimento da região, através dos trabalhos prestados para os 14 municípios. Para a nossa região, a Amai é fundamental. Nós a parabenizamos por esses 40 anos de parceria com todos os municípios. Tenho certeza que muito mais ainda fará para o desenvolvimento da região”.
Leomar Listoni - Prefeito de Passos Maia

“Quero parabenizar a Associação dos Municípios do Alto Irani – Amai pelos seus 40 anos de lutas e pleitos em prol da nossa região. A Amai possui uma importância fundamental para os nossos municípios e contribui com o progresso regional. Parabenizo aos seus fundadores pela iniciativa e a cada Prefeito que passou pela presidência e que deu sua contribuição para os nossos 14 municípios”.
Lírio Dagort - Prefeito de Xaxim

“A Amai representa muito para o desenvolvimento dos municípios, principalmente os mais pequenos, como o nosso. Destaco a equipe de engenharia e topografia, que sempre nos auxilia, bem como toda a equipe. É um lugar para a coletividade, para a troca de experiência entre os prefeitos”.
Clori Peroza - Prefeita de Ipuaçu

“É uma grande honra me tornar a primeira mulher presidenta da Amai nestes 40 anos de história. É uma grande conquista para nós mulheres. A Amai tem um papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento da nossa região, através de projetos e ações em conjunto que beneficiam todos os municípios. E este é o meu objetivo neste período a frente da presidência da associação, continuar lutando pelas pautas municipalistas e que auxiliarão no crescimento dos 14 municípios da região. Dando continuidade a este grande trabalho que vem sendo desenvolvido há 40 anos”.
Eliéze Comachio – Prefeita de São Domingos

“Para nós é muito importante a Amai, principalmente porque nos auxilia suprindo nas demandas de vários setores, principalmente da engenharia, topografia, além de auxiliar os prefeitos naquilo que for necessário”.
Rafael Calza – Prefeito de Bom Jesus

“A Amai é uma entidade que foi idealizada há 40 anos pelos prefeitos que hoje constituem a associação, e graças a visão dos mesmos tem desenvolvido um importante trabalho de assessoria técnica e burocrática às prefeituras, contribuindo para o melhor desempenho das atividades do dia-a-dia”.
Gilberto Lazzari – Prefeito de Faxinal dos Guedes

“Sempre vi na Associação uma condição que é dada a cada prefeito de juntos poderem buscar mais recursos para os municípios e ter uma representatividade política, alguém que possa discutir com o próprio governo e também pelo serviço que hoje é prestado pelos profissionais que tem ajudado muito, principalmente os municípios menores. Já fui presidente, muitos já foram e cada vez mais a Amai se torna essencial, porque integrar os municípios e através da representatividade se consegue discutir melhor a região”.
Avelino Menegolla – Prefeito de Xanxerê

“A Amai é uma entidade essencial para o desenvolvimento dos municípios da nossa região. Com este trabalho de associativismo que vem sendo feito desde sua criação, e vem se fortalecendo a cada ano, com certeza tem contribuído muito na melhoria da gestão pública nas prefeituras, seja oferecendo cursos de qualificação para os servidores em todas as áreas ou discutindo políticas públicas e soluções conjuntas para o bem coletivo de todos os municípios. Além disso, todos os serviços que são prestados por seu corpo técnico profissional tem sido um grande diferencial para as prefeituras, que sem essa parceria certamente não seria possível fazer por conta própria ou teria um custo muito mais elevado. Nestes 40 anos de história da Amai está um pouco da história do desenvolvimento econômico, social e cultural de cada município. Por isso, reconhecer esse importante trabalho que a Amai faz é reconhecer a história de toda uma região. Parabenizamos a todos os profissionais e aos prefeitos que passaram pela associação e ajudaram a fortalecer o movimento municipalista regional.”
Wilamir Domingos Cavassini -Prefeito de Abelardo Luz

  • PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina -
  • PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina -
  • PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina -
  • PORTAL DX - O melhor da informação da Região Oeste de Santa Catarina -

Veja também

Administração Municipal instala faixas de pedestres elevadas em Xaxim11/06 Para ampliar a segurança de pedestres e motoristas, o Governo de Xaxim por meio do Departamento Municipal de Trânsito instalou faixas de pedestres elevadas em pontos das ruas Domingos Piana, em frente ao Condomínio Parque das Flores; Victório Matielo, em frente ao Posto de Saúde do Bairro Ari Lunardi; e Deputado Elgídio Lunardi, nas proximidades do Eco Parque, no Bairro......
Inicia hoje a 5ª Feira/Mostra da Novilha em Vargeão26/04 Com tudo preparado na sede do Clube da Bezerra, os portões da 5ª Feira/Mostra da Novilha abrem ao público na tarde desta sexta-feira, dia 26, que terá até o domingo, dia 28, para visitar o evento preparado em......

Voltar para Cidades