Postado em 07 de Dezembro de 2018 às 11h43

1º Cão guarda-vidas do Brasil visita Xanxerê, sua terra natal

A aposentadoria do labrador foi informada nesta semana. 

Por Joimara S.Camilotti

Xanxerê – O primeiro cão guarda-vidas do Brasil, o labrador de nove anos, chamado Ice e seu tutor o Sargento Evandro Amorim estão em Xanxerê onde participam do curso de cinotécnicos para bombeiros de 11 estados. Ice virou notícia nesta semana, quando foi informada sua aposentadoria.


O cão é natural de Xanxerê e foi levado daqui com 60 dias para a casa do sargento, em Itajaí. Em 2011 foi certificado como cão de busca e resgate e a pedido do comandante do quartel de Itajaí, o sargento Amorim recebeu a missão de treinar Ice para ser um cão guarda-vidas. O comandante havia presenciado a atuação desta natureza durante uma viagem a Europa e apostou que Amorim conseguiria fazer o mesmo em Santa Catarina.


Desde então, Ice atuou em mais de 80 ocorrências, uma média de 1,2 por mês, inclusive no desastre de Mariana (MG). Por duas temporadas Ice atuou na Praia de Cabeçudas, em Itajaí, onde auxiliou no resgate de vítimas de afogamentos.


Com a previsão de aposentaria aos 10 anos, Ice precisou antecipá-las devido a um problema diagnosticado no mês de junho na próstata. Conforme seu tutor, a recuperação está sendo muito boa e optou pela aposentaria para dar mais qualidade de vida ao cão.


“Na verdade ele me escolheu, porque ele estava sempre atrás de mim quando íamos ver a ninhada, isso aqui em Xanxerê. Era porque tinha que ser, ele foi muito bom, muito efetivo, com resultados muito bons em todas as provas de cerificação internacional com pontuação muito alta, chegando a 198, de 200 possíveis”, disse Amorim.


Agora Ice continua trabalhando, mas com a terapia assistida por cães na Apae de Itajaí e sendo um cão escola. “É uma satisfação muito grande ter um animal tão companheiro e parceiro de trabalho”, disse o sargento que agradece a hospitalidade do Center Hotel, por ser o primeiro hotel onde aceitam a hospedagem de cães. 

Veja também

Influenza - dose já foi aplicada em mais de 60% do público-alvo em Passos Maia06/05/19 A mobilização segue até o dia 31 de maio. Dentro do público-alvo, devem se vacinar gratuitamente crianças entre seis meses e menos de seis anos de idade, gestantes e mães no pós-parto, trabalhadores da saúde, professores, idosos acima de 60 anos e doentes crônicos (hipertensos, diabéticos e outras doenças). Um roteiro no interior do......
Esmeraldino assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável02/01/19 Debruçados sobre os programas e ações da Secretária há pelo menos 25 dias, desde que foi convidado a assumir o cargo, Esmeraldino e sua equipe mapearam os principais pontos fortes e definiram estratégias que......
Alunas de Ballet comemoram o Dia Internacional da Dança em Marema30/04/19 as gratuitamente pela Prefeitura. Quase 50 crianças frequentam turmas organizadas pelo Departamento Municipal de Cultura e pelo SCFV (Servido de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). De acordo com a Primeira Dama de Marema e......

Voltar para Cidades